O evento Folclore em Cena é realizado entre 17 e 23 de abril e a Cia. Teatral integra a programação com a peça Mitos e Lendas Caiçara
A Cia. Teatral Castelo das Artes, que conta com artistas de São Sebastião e Ilhabela, se apresenta em Ubatuba, no Folclore em Cena, na próxima quarta-feira (19/4), às 9h30. O grupo apresenta a peça “Mitos e Lendas Caiçara” na abertura do “Encontro Regional de Artistas, Produtores e Gestores de Cultura do Litoral Norte e Vale do Paraíba”, que integra a programação do evento realizado entre 17 e 23 de abril, na Praça de Eventos localizada na Avenida Iperoig.
A programação do evento ainda conta com tenda de troca de livros, contação de histórias, música, palestras, oficinas e outras atrações que já passaram por municípios do interior de SP e agora chegam a Ubatuba com todas as atividades gratuitas. Confira a programação completa do evento no cartaz ou no site www.fundart.com.br.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), através da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da FundArt e da Seth Assessoria.
Mitos e Lendas Caiçara
Há mais de oito anos, a Cia. Teatral reúne lendas, mitos e causos caiçara, como A Lenda do Amor, A Lenda do Boi que Falou, O Dia que o Santo Pecou, contos de lobisomem, de escravos, de pescador, entre outros, e monta repertórios variados para diferentes apresentações. O trabalho artístico visa mostrar a simplicidade dos modos de viver, falas e costumes, como sotaques e expressões antigas da região, que se perderam com o tempo.
Com duração de aproximadamente 50 minutos e classificação livre, a peça traz no elenco os artistas Henrique Cardim, Jessyca Biazini, Vick Araújo, André Nunes e Mário Farias e na parte técnica Fredy Campos. “São histórias que marcaram a memória do povo do litoral, passadas de pais para filhos, registradas em livros, e que não podem cair no esquecimento”, destaca Henrique. Quem quiser conhecer mais o trabalho do grupo acesse www.facebook.com/ocastelodasartes.
Mais atrações
Entre as atrações está o lançamento do projeto “Tekoa Jaexaa Porã – Alma Viva Guarani”. O CD encanta com as músicas tradicionais da comunidade que vive no sertão Prumirim, indígenas da aldeia Boa Vista em Ubatuba, que ocorre também na quarta-feira (19). Os dois corais, Xondaro Mirim Mborai e Nhamandu Nhemopuã, se apresentam a partir das 14h.
A noite da quinta-feira (20) será animada com o grupo Fandango Caiçara, de Ubatuba, com a Dança do Boi, além do grupo cultural O Grito de Maria e da dupla Nako e Rafael. Já na sexta (21), às 19h, será realizada a palestra “Nós Somos a Cultura”, com o Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, da Unesp de Araraquara. Em seguida, terá apresentação do Palhaço Foka, a Congada de Bastões de São Benedito do Puruba e o encerramento fica por conta da Bateria GRESMAI do Itaguá.
No sábado (22), o Folclore em Cena traz ao público o Grupo Cencertada, o show da cantora e compositora Jordana e encerra com Chambinho do Acordeon, músico que interpretou Luiz Gonzaga no cinema, na película Gonzaga de Pai para Filho.
O evento também traz na programação: o projeto Abayomi Encantado, as contadoras Mariza Taguada, Cláudia Oliveira, o Palhaço Pilequinho – “SeuCaradeBolacha”, o Musical Festa no Lixão, a Cia Fulô com intervenções artísticas, o cineclube e a oficina de areiaografia (técnica dos “tapetes de Corpus Christi”), que será ministrada pelo artista plástico Elio Floriano, de Matão, interior de São Paulo.
Serviço:
Festival Folclore em Cena – Etapa Ubatuba
Data: 17 a 23 de abril
Local: Praça de Eventos (Av. Iperoig)
Entrada: gratuita
Programação completa: http://www.fundart.com.br

