
O CIC – Centro de Informações Culturais é uma realização da Cia O Castelo das Artes, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundação Cultural Deodato Sant’Anna.
Trata-se de uma ação artística itinerante que transforma a mediação cultural e turística em uma experiência viva, humana e acessível. A proposta consiste na atuação de um Mestre Caiçara e contador de histórias, caracterizado como pescador tradicional, que circula por pontos de grande fluxo turístico abordando moradores e visitantes de forma acolhedora.
Por meio da contação de histórias, mitos, lendas e causos caiçaras, o CIC apresenta a história, a cultura e a identidade de São Sebastião, ao mesmo tempo em que orienta o público sobre praias, trilhas, cachoeiras, museus, equipamentos culturais e atrativos turísticos.
Além da mediação artística, o CIC amplia a circulação dos materiais informativos produzidos pela Prefeitura, distribuindo mapas, folhetos e guias diretamente ao público, e divulgando ações e serviços da Secretaria de Turismo, especialmente durante a temporada de verão, finais de semana e feriados.
O CIC atua como um Centro de Informações Culturais Vivo, unindo arte, tradição e turismo, fortalecendo a identidade caiçara, humanizando a recepção aos visitantes e enriquecendo a experiência de quem vive ou visita São Sebastião.
CIC (Centro de Informações Culturais) – Itinerância “Balaio de Histórias”
Ouça histórias, estórias, mitos e lendas de São Sebastião pelas ruas da cidade.
DATAS:
CENTRO HISTÓRICO:
•Dia 26/12/2025 (sexta-feira) – 17h
•Dia 28/12/2025 (domingo) – 17h
•Dia 02/01/2026 (sexta-feira) – 17h
•Dia 04/01/2026 (domingo ) – 17h
•Dia 09/01/2026 (sexta-feira) – 17h
•Dia 08/01/2026 (quinta – feira) – 17h
•Dia 30/01/2026 (sexta-feira) – 17h
•Dia 15/01/2026 (quinta- feira) – 17h
•Dia 23/01/2026 (sexta-feira) – 17h
PRAIA DO ARRASTÃO
•Dia 16/01/2026 (sexta-feira)- 15h
•Dia 17/01/2026 (sábado) – 15h
PRAIA DE MARESIAS
•Dia 24/01/2026 (sábado) – 16h
•Dia 23/01/2026 (sexta-feira) – 16h
Sobre Henrique Cardim:
HENRIQUE CÉSAR DOS SANTOS CARDIM
DRT 42.121/SP
Artista de multilinguagem, contador de histórias, ator, artesão, palhaço, malabarista, dramaturgo, diretor teatral e diretor artístico da Cia. O Castelo das Artes, companhia que fundou em 2004 (inicialmente Grupo Fazarte, passando a adotar o nome atual em 2012). Caiçara de nascimento, pertencente a tradicional família caiçara do litoral norte paulista, construiu sua trajetória artística a partir do território, da oralidade e da escuta sensível de sua comunidade.
Há mais de 20 anos desenvolve pesquisa continuada sobre a Cultura Tradicional Caiçara, transformando mitos, lendas, causos, modos de vida e saberes ancestrais em espetáculos teatrais, performances, contações de histórias, ações formativas e projetos audiovisuais. A partir de depoimentos de mestres, pescadores e moradores antigos, construiu diversas dramaturgias autorais, utilizando objetos, práticas tradicionais e estéticas próprias como dispositivos cênicos, consolidando-se como referência na valorização e salvaguarda da cultura popular caiçara.
É criador do Sistema Esfera Teatral e do Teatro Popular Caiçara, metodologias e linguagens autorais voltadas à criação, formação e pedagogia do teatro popular. Sua formação artística inclui oito anos de estudos nas Oficinas Culturais de São Sebastião – SP, além de cursos e vivências com grupos e profissionais como Teatro das Epifanias, Magno de Teatro, Marcelo Denny e Trupe Olho da Rua.
Com a Cia. O Castelo das Artes, integrou por quatro anos consecutivos o Programa de Qualificação em Artes – Ademar Guerra, das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, além de participar do Projeto Direções (2018). Em 2023, junto de sua companheira de vida e trabalho artístico, inaugurou a Casa dos Saberes e Fazeres, sede da companhia, dedicada à criação, formação e difusão cultural.
No audiovisual, participou dos filmes O Magnata e Rio Santos, e protagonizou o longa O Pescador. Atuou em diversos festivais no Estado de São Paulo, com destaque para o Festival Vermelhos (2022), além de mostras, circulações em escolas, espaços culturais e comunidades tradicionais.
Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas Moções de Aplausos e Reconhecimentos da Câmara Municipal (2014, 2017 e 2021), sendo esta última pelo reconhecimento como Mestre da Cultura Viva. Em 2022, recebeu a Moção de Reconhecimento Popular como Mestre Caiçara. Foi contemplado com o Prêmio Histórico em Produção Teatral, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, conquistou o 1º lugar no Prêmio Trajetórias (São Sebastião) e obteve o 2º lugar no FECICA – Festival de Circo de Caraguatatuba.
Na capital paulista, atua como artista convidado da Cia. Teatro da Investigação, integrando o elenco do espetáculo O-Homem-Mega-Fone. Atua como professor de teatro, desenvolvendo ações formativas, e é Diretor Artístico do Canal Caiçara, plataforma dedicada à difusão da cultura tradicional, da arte popular e da memória caiçara.










